sábado, 28 de abril de 2012

Golfe, um esporte para poucos

Por Carolina Sisson


Quem entra no mundo do Golfe, tem que ter elegância e um capital considerável. Durante os torneios, a grama precisa ser aparada duas vezes ao dia e seu comprimento não deve passar de 2,5 milímetros. Tudo isso para garantir uma bela aparência.  


No Brasil atualmente, segundo dados do site www.golfe.tur.br, existem 100 campos de golfe e uma média de 25 mil golfistas. Números que deverão aumentar, devido o crescimento do esporte e os investimentos em publicidade, que tem a finalidade de conquistar cada vez um número maior de adeptos.


Em relação ao turismo, a prática do esporte tem grande importância. Quanto mais campos de golfe, mais valioso o destino e consequentemente a economia é beneficiada. Um futuro bastante promissor para os negócios com golfe no Brasil, um mercado que movimenta R$ 100 milhões por ano, entre receitas de clubes, competições, equipamentos e viagens.

Campo de golfe mais bonito do Brasil - São Fernando Golf Club -  Cotia/SP
Campo de golfe mais bonito do mundo -  Pebble Beach Golf - Califórnia/EUA

Apesar de o Brasil ter os melhores jogadores de futebol do mundo, não podemos aplicar a regra para o golfe.  De acordo com a atualização do último ranking oficial dos jogadores profissionais, estamos na posição 671, com o brasileiro Alexandre Rocha. Confira abaixo os grandes nomes do esporte:

1º Luke Donald, Eng
2º Lee Westwood, Eng
3º Rory McIlroy, Nir

671º Alexandre Rocha, Bra

Para ter acesso ao ranking completo, acesse official world golf ranking.


Fontes:


quinta-feira, 26 de abril de 2012

NHL: Um pouco sobre hóquei e a derrota dos Canucks pelos Kings

Por Victoria Giaffone

Logo oficial da NHL


A National Hockey League, sendo mais conhecida como NHL, é uma organização esportiva profissional composta por times de hóquei no gelo dos EUA e do Canadá e foi criada em 1917. No último dia 22, o time de Vancouver, os Vancouver Canucks perderam para o time da Califórnia, os Los Angeles Kings. Mas como o esporte não é comum no Brasil vale explicar melhor o que é de fato a NHL e como funciona.  


Aqui o negócio é mais futebol. Lá fora, nos Estados Unidos, se tem a NFL (futebol americano), a NBA (basquete) e MLB (beisebol) e é claro, a NHL de hóquei no gelo, que entre essas três outras ligas, ela fica para trás em quesito de importância e popularidade. Já no Canadá, é outra história. Lá o hóquei tem uma grande importância, seria como o futebol no Brasil. Talvez isso se deve pelo fato de que a NHL tem suas origens da NHA (National Hockey Association, em português Associação Nacional do Hóquei), fundada em 1909 e continha apenas times do Canadá.  Em 1920, já como NHL, o primeiro time americano entrou para a liga, o Boston Bruins. Os Los Angeles Kings foram adicionados á liga em 1967, e os Vancouver Canucks, em 1970. E com o passar do tempo, vários times foram se formando e se unindo a NHL.   


Times
A NHL atualmente é formada por trinta times.  Eles são divididos em duas conferências, cada uma com três divisões contendo cinco times cada. Essa configuração foi adotada a partir da temporada de 2000-20001. A divisão se vale a partir do Atlântico, do Nordeste, do Sudeste, da Central, do Noroeste e do Pacífico, este último sendo de onde o time Los Angeles Kings faz parte. O time Vancouver Canucks, faz parte da divisão do Noroeste. Cada time possui seu próprio estádio.  


Alguns logos dos times da NHL
A disputa
A temporada regular da NHL ocorre entre os meses de outubro e abril. Cada equipe joga 82 vezes. Diferentemente das outras ligas de esporte norte-americanos, o critério de classificação do hóquei no gelo não é o número de vitórias e derrota, e sim um sistema de pontos, que são atribuídos da seguinte forma: Dois pontos para uma vitória (seja ela durante o tempo regulamentar, prorrogação ou pênaltis); Um ponto para uma derrota em prorrogação ou pênaltis; Nenhum ponto para uma derrota em tempo regulamentar.


Ao final da temporada regular, as três equipes campeãs de cada divisão mais as outras cinco de melhor campanha se classificam aos playoffs (seriam como eliminatórias), totalizando oito franquias por conferência.  
Na pós- temporada, as equipes jogam entre si em séries melhores de sete jogos, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de atuar em até quatro partidas em casa.
Alguns exemplos de Troféus, que podem ser para o time como também individuais:
  • A Copa Stanley: é o troféu máximo da liga, conquistado pelo campeão de cada temporada. (o time que mais vezes ganhou este troféu foi o canadense Montreal Canadiens, com 24 vitórias);
  • O Troféu dos Presidentes: Time com maior número de pontos na temporada regular (atual campeão deste troféu são os Vancouver Canucks);
  • Troféu Bill Masterton: prêmio individual para o jogador com perseverança e espírito esportivo;
  • Troféu Jack Adams: técnico do ano.
A derrota do time canadense Vancouver Canucks pelo time californiano, Los Angeles Kings
Os Kings comemoram vitória sobre os Canucks

A temporada regular da NHL de 2012 começou em outubro e acabou no dia 7 de abril. Agora está ocorrendo a post-season de playoffs (pós-temporada), e o time de Vancouver foi derrotado na primeira rodada desta pós-temporada.  Os Los Angeles Kings ganharam de 2 a 1 no último dia 22. 


Na série de jogos entre essas duas equipes, o time da Califórnia ganhou de 4 a 1 em relação ao time canadense. Foram três jogos que ocorreram no mês de abril. Os Kings formavam um time superior aos Canucks de diversas formas, e pode-se dizer que os canadenses não esperavam essa eliminação, depois de ficar no topo da temporada regular (são os ganhadores do Troféu dos Presidentes). 
O técnico dos Canucks, Alain Vigneault, disse que é preciso dar crédito aos Kings, que eram considerados oponentes difíceis com jogadas fortes e no final do dia eles mereciam ganhar. Essa foi a primeira vitória na série de playoff dos Kings desde 2001. E a primeira derrota dos Canucks na primeira rodada dos playoffs desde 2004.

Curiosidades
Hóquei no Brasil
Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Hóquei In-line, no ginásio da Portuguesa. O torneio contará com a participação de sete estados brasileiros e está sendo organizado pela Federação Paulista de Hóquei e Patinação.  Alguns exemplos de time que irão disputar são: Brasília Hockey, São Bernardo Hockey Clube e Mad Parrot’s (RJ). 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ultimate Fighting Championship

Por Carla Yamamoto

Um dos esportes que mais crescem na atualidade é o popular UFC. Foi criado com inspiração no Vale Tudo brasileiro. E pra falar sobre a popularidade dele, antes é bom saber a história e como funciona as lutas.

O UFC (Ultimate Fighting Championship) começou em 1993 nos Estados Unidos, com regras mínimas, e foi promovido como uma competição para determinar a arte marcial mais eficaz em situações de combate desarmado.

Os lutadores do UFC treinam jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thay, karatê, tae kwon do entre outros esportes de combate, e se transformaram em atletas completos, de habilidades equilibradas, que poderiam lutar em pé ou no chão. Essa mistura de estilos de luta e habilidades se tornou conhecido como artes marciais mistas (MMA, sigla em inglês).

Hoje, o UFC é a principal organização de MMA e impõe as regras unificadas de Mixed Martial Arts, sem exceção. As lutas são realizadas em todo o mundo.

Octógono montado na Arena HSBC para a realização do UFC Rio - Foto: Ricardo Zanei


Os ringues onde acontecem as lutas de UFC é denominado de Octógonos,possuem 750 metros quadrados, 32 metros de diâmetro e 6 metros de altura, foi criado para os lutadores terem segurança. Suas paredes e superfícies almofadadas protegem combatentes para que eles não caiam fora do ringue. Os ângulos evitam que os lutadores fiquem  presos em um canto sem saída. 

Enquanto a luta está em andamento, apenas os dois lutadores e um juiz são permitidos dentro da gaiola. Entre Rounds, os dois portões são abertos para permitir que os *cornermen e os **cutmen entrem no ringue.

*Cornermen: profissionais de diversas especialidades que vão ao ringue com a missão de prestar auxílio a um lutador. No boxe são chamados de seconds (segundos). Podem ser desde o treinador principal (coach), treinador auxiliar, **cutman, preparador físico, médico, dentre outros.

Os lutadores são divididos em categorias de pesos:
  • Peso mosca (flyweight), abaixo de 57kg (125,9 libras)
  • Peso galo (bantamweight), entre 57,1kg (126lbs) até 61,1kg (134,9lbs)
  • Peso pena (featherweight), entre 61,2kg (135lbs) até 65,7kg (144,9lbs)
  • Peso leve (lightweight), entre 65,8kg (145lbs) até 70,2kg (154,9lbs)
  • Peso meio-médio (welterweight), entre 70,3kg (155lbs) até 77kg (169,9lbs)
  • Peso médio (middleweight), entre 77,1kg (170lbs) até 83,7kg (184,9lbs)
  • Peso meio-pesado (light heavyweight), entre 84kg (185lbs) até 92,9kg (204,9lbs)
  • Peso pesado (heavyweight), entre 93kg (205lbs) até 120,1kg (264,9lbs)
  • Peso superpesado (super heavyweight), acima de 120,2kg (265lbs)

Esse vídeo mostra a pesagem do brasileiro José Aldo e de Chad Mendes, e a famosa encarada que todos os lutadores fazem após a pesagem.


As pesagens são rigorosas, os lutadores que ultrapassarem os pesos determinados de cada categoria são punidos com multas ou perda de uma porcentagem na bolsa.

As lutas com disputas de títulos possuem até 5 rounds, mas lutas normais não excedem 3 rounds. Cada round tem 5 minutos de duração e 1 minuto de intervalo entre os rounds. Isso vale para as lutas masculinas e femininas.

As principais formas de vitória são o nocaute, é quando um lutador sofre um golpe que o derruba inconsciente, desorientado ou incapaz de se defender de forma inteligente, muitos lutadores terminam a carreira sem conseguir um nocaute, também tem a finalização, um lutador consegue finalizar seu adversário fazendo-o perder os sentidos através de um estrangulamento ou uma chave de articulações, outro modo é por decisão dos jurados, em algumas lutas os dois lutadores parecem lutar da mesma maneira, por isso a decisão dos jurados é importante.

Com 18 anos o UFC tornou-se uma febre entre os brasileiros, a cada dia conquista mais fãs e futuros atletas de MMA. Segundo Vitor Belfort, o Brasil é o maior celeiro de lutadores na atualidade. E para ser um sucesso e ganhar milhões tem que ser carismático, ganhar o público, Anderson Silva é o melhor exemplo, diz Dana White, Presidente do UFC.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o UFC, que tal assistir a uma luta!

José Aldo vs Chad Mendes.


Fontes: 
http://www.mma-brasil.com/
http://br.ufc.com/
Globo Esporte - SP